Saiba tudo, mas mesmo tudo!, sobre o novo Land Rover Discovery
Eis, finalmente, em todo o seu esplendor a muito esperada quinta geração do Land Rover Discovery… e em nenhuma das outras se aplicou tão bem a frase "mais e melhor"! Porque o Discovery 5, mantendo alguns "marcadores genéticos" com a história do
É natural que só de ver as primeiras imagens queira já saber quando chega e custa e todos os detalhes… Bem, para já, podemos adiantar que as encomendas do novo Discovery poderão começar já a ser feitas, emboras as entregas das primeiras unidades só estejam previstas para a Primavera de 2017. Por outro lado, o acesso à gama será feito com a versão Td4, ou seja, o motor turbodiesel de dois litros e 180 cv, com tracção integral e caixa automática de 8 velocidades.
A Land Rover já nos tinha "adoçado" a boca ao mostrar-nos a dianteira do novo Discovery, anunciando que esta geração iria seguir as linhas avançadas, em 2014, pelo Discovery Vision Concept. E assim se confirma, com um estilo muito mais elegante, refinado, com algumas pistas do Discovery Sport mas, lá está, mantendo pequenos detalhes que sempre fizeram parte da história do Discovery, como o pequeno "ressalto" no tejadilho ou a matrícula descentrada na traseira. É isto que resume a quinta geração do Discovery: um automóvel totalmente novo com uns detalhes a situá-lo na linhagem do modelo!
Quanto à estética, as imagens falam por si e não há nada melhor que passar pelas galerias que lhe preparámos para julgar com os seus próprios olhos a enorme evolução estilística operada. Mais importante ainda será o recurso à construção em alumínio que permitiu gigantescos cortes no peso do conjunto que podem chegar aos 480 kg, face a versões equivalentes construídas em aço! Algo que tem implicações imediatas no comportamento dinâmico, prestações e consumos/emissões.
Além disso, o Discovery 5 dispõe dos mais avançados auxílios tecnológicos para andar fora de estrada, como o Terrain Response 2 que adapta o comportamento do carro ao piso… que pisa, e o All-Terrain Progress Control que até pode ser programado para, de forma autónoma, manter a velocidade constante escolhida pelo condutor, enquanto este só tem de se concentrar no volante para evitar os obstáculos, podendo esquecer os pedais…
Mas… e o interior e o "espaço habitável" do novo Discovery?! Mais uma vez estamos a falar de um SUV totalmente refeito e muito melhor que todos os seus antecessores! O novo modelo da Land Rover cresceu em 14 cm em comprimento (4,97 m), mas é ligeiramente mais estreito (2,22 m) e baixo (1,846 m). Mais importante, a distância entre eixos cresceu 3,8 cm (2,923 m), o que aumentou o espaço disponível no habitáculo que é agora para sete ocupantes. Para sete, não para 5+2, insiste a marca que realça que todos os lugares são "o melhor banco da casa"! Mesmo aqueles dois lá de trás acolhem 95% dos adultos e é aqui que se percebe que o tal ressalto no tejadilho não é só um detalhe estético, mas uma forma de permitir que os bancos sejam colocados em "anfiteatro", mantendo um bom espaço para a cabeça de quem vai mais atrás.
Para acabar esta longa apresentação do novo Land Rover Discovery… mas curta para as novidades que encerra, a cereja no topo do bolo: a Activity Key! Trata-se de uma pulseira que substitui a chave tradicional para quem gosta de praticar desportos e actividades ao ar livre, debatendo-se sempre com aquele problema do "onde é que ponho a chave do carro?". Encostando esta pulseira (à prova de água) ao ‘D’ do logo Discovery, tranca ou destranca o veículo, desactivando a chave tradicional que pode ficar, segura, dentro do carro. Depois, é nadar, correr ou trepar sem receios e destrancar o carro quando for hora de voltar a casa!